Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Blog

Cyber segurança

A evolução das ameaças cibernéticas: o que esperar para 2024? 

12 de dezembro de 2023

Durante o ano de 2023 muitos desafios aconteceram na área tecnologia, ameaças constantes, mudanças de comportamento e regulamentações, foram alguns deles. Embora tenhamos superado, ainda existem novas ameaças cibernéticas que podemos esperar para 2024. 

Primeiramente, neste artigo vamos revelar duas importantes empresas que foram atingidas em 2023 e segundamente, quais são as novas ameaças cibernéticas que podemos esperar para 2024.  

Quais foram as 2 duas principais falhas que impactaram este ano?  

Inesperadamente, no início do ano, a The Brazilian Report revelou que hackers roubaram cerca de 3TB de dados da construtora Andrade Guitierrez. Com o intuito de expor nomes, e-mails, detalhes de passaportes, informações de pagamento e outros dados sensíveis. 

Além disso, também foram vazados mais de 10 mil dados de funcionários. Surpreendentemente, a Andrade Guitierrez disse que não comentaria sobre ocorrido, não o reconhecendo publicamente. 

Em segundo lugar, a ameaça que mais impactou neste ano, aconteceu recentemente. No dia 20 de novembro, o INL anunciou que foi alvo de uma violação de dados. O grupo de cibercriminosos teve acesso a números de previdência social, endereços e outros dados sensíveis de vários colaboradores.  

O INL trabalha como afiliado do Departamento de Energia dos Estados unidos. E o órgão Engadget confirmou o ataque. A INL comunicou ainda que está em contato com as autoridades para auxílio e suporte. Outros detalhes sobre o impacto cibernético não foram divulgados.  

O que esperar para 2024? 

Como vimos, o cenário de segurança cibernética atualmente é muito complexo e vulnerável. Vários grupos de cibercriminosos estão usando táticas mais rápidas e inteligentes para atingirem seus objetivos. E infelizmente esse cenário deve piorar em 2024.  

Segundo a pesquisa realizada pela a Trellix, uma nova técnica de ataque está virando tendência. O ataque visa manipular os usuários para sites que exploram as funcionalidades do protocolo search-ms usando JavaScript.  

Ainda segundo a Trellix, esta técnica de ataque demonstra versatilidade e eficácia, aproveitando as características de outros protocolos de busca para realizar atividades maliciosas, o que pode se tornar uma dor de cabeça em 2024. 

Outros avanços recentes em IA também demonstram um ambiente obscuro. Desenvolvimento em modelos de linguagem LLMs capazes de gerar textos com qualidade semelhante à humana representam uma natureza suscetível a atividades maliciosas.  

A disponibilidade e facilidade dos LLMs avançados marcaram o início de uma nova era para 2024. Ao contrário dos sistemas IA anteriores, essa ferramenta fornece uma opção poderosa e econômica para hackers, eliminando a necessidade de conhecimento técnico, tempo e recursos.  

Qual atitude devemos ter em 2024?  

Diante do cenário enfrentando atualmente e das novas maneiras de ataques sofisticados explorados, podemos estabelecer novas formas de proteção para 2024. 

Recursos como cibersegurança, backup e recuperação de desastres são essenciais para o mínimo de proteção nas organizações. Afinal, em 2024 não seria surpreendente ver mais empresas serem atacadas.

Compartilhe este artigo: