Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Blog

Cyber segurança

7 dicas de segurança online durante as compras de Natal 

19 de dezembro de 2023

Natal é tempo de alegria, partilhar e comemorar com pessoas que amamos e durante esse período é natural que as compras de presentes online aumentem. No entanto, é preciso ficar atento para garantir transações seguras e proteger informações sensíveis. 
 
Veja, a seguir, 7 dicas rápidas para garantir a segurança online durante as compras de Natal:  

1 – Atualize seus dispositivos no Natal  

O primeiro passo para garantir um Natal mais seguro online é confirmar as atualizações dos seus dispositivos e aplicativos. A atualização inclui alterações de segurança importante que corrigem vulnerabilidades do seu dispositivo.  

2 – Procure por sites confiáveis no período de Natal 

Outro ponto importante neste Natal é a confiabilidade do site. Por isso busque por sites oficiais da loja, não clique em qualquer link e confirme se o site oferece dados de contatos como telefone, localização, CNPJ e e-mail corporativo legítimos.  

3 – Utilize métodos de pagamento seguros 

A fim de evitar o compartilhamento de informações bancárias na web, prefira métodos de pagamentos seguros como o cartão de crédito virtual ao invés do de débito e do físico. Cartão virtual é mais seguro. E caso escolha o PIX confirme se os dados do destinatário batem com o da loja.  

4 – Fique atento a ataques phishing no período de Natal 

Logo que receber um e-mail promocional, se for genérico, como @gmail.com ou @hotmail.com fique atento. Afinal qualquer pessoa pode criar uma conta no e-mail e tentar se passar por uma loja. Portanto, prefira e-mails corporativos e não clique em nenhum link suspeito.  

5 – Ative a autenticação de dois fatores nesse Natal  

Inegavelmente, essa ativação adiciona uma camada extra de segurança, exigindo uma segunda forma de autenticação além da senha. E essa configuração pode ser feita, desde código enviado por mensagem de texto até token de hardware.  

6 – Pesquise a avaliação da loja 

Além disso, faça pesquisas de avaliação e satisfação com a loja, procure outras pessoas que já comprou o mesmo produto que você deseja e qual é sua avaliação a respeito. Comentários, selo de classificação com descrições e até mesmo o Reclame Aqui pode ser uma opção para pesquisar.  

7 – Desconfie de promoções exorbitantes  

Acima de tudo, desconfie de ofertas com preço muito abaixo do normal ou de cobranças de pagamentos imediatos para obter o produto em promoção. Esses tipos de promoções “milagrosas” podem conter fraldes e geralmente são associados a produtos falsificados de baixa qualidade.  

Agora, você já está preparado para compras de Natal mais seguras, mas lembre-se a cautela adicional durante períodos movimentados de compras pode ajudar a proteger suas informações pessoais e financeiras.  

Compartilhe este artigo: