Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Blog

Cyber segurança

O e-mail pode representar riscos para as empresas? 

16 de janeiro de 2024

O e-mail é uma das ferramentas de comunicação mais comum para uso pessoal e comercial. E embora seja muito eficaz, o uso de e-mails pode sim representar uma ameaça à segurança de uma pessoa ou empresa. 

Neste artigo, vamos descobrir como o e-mail pode representar riscos e de quais maneiras podemos evitar um ataque. 

Existem muitos métodos para transformar um simples e-mail em uma ameaça para os usuários e empresas, geralmente agentes mal-intencionados usam os métodos comuns como: 

E-mail Spam: 

A técnica de Spam é uma das mais comuns e também muito perigosa, pois ela é uma maneira conveniente de alcançar vítimas em escala mundial. Os invasores enviam milhões de mensagens de spam contaminadas com malwares, esperando que várias vítimas caiam na armadilha. 

Falsificação de e-mail ou site: 

Também existem as técnicas de falsificação de e-mails e sites, que são tão perigosas quanto o spam. O e-mail, costuma ter um link e, quando a vítima clica, pode ativar malwares como ransomwares, mineradores de criptomoedas, spywares e registradores de teclas. O usuário também pode ser levado a outro site que parece oficial, mas é um site falso criado para coletar informações.  

Phishing: 

Já no tipo de ataque phishing, o usuário recebe mensagens que parecem urgentes, muitas vezes se passando por uma instituição confiável, solicitando aos destinatários informações como senhas ou dados financeiros. E 1 em cada 10 pessoas responde os e-mails, acarretando grandes prejuízos a empresa.  

Roubo de credenciais:

Outra prática muito comum usadas pelos cibercriminosos é os e-mails de roubo de credenciais de login. Esse tipo de método visa persuadir os usuários a responder o e-mail com suas credenciais. Se os funcionários chegarem a responder, poderão ter passado o acesso não autorizado a sistemas e dados sigilosos da empresa, além de espionagem e ataques internos.  

Engenharia Social:

Um dos ataques mais famosos, eficientes e perigosos por e-mail é por meio da engenharia social, que nada mais é que a manipulação psicológica do usuário para a realização de ações especificas. Esse ataque influencia o funcionário a tomar alguma medida preventiva, mas na realidade é a chave para o sucesso do agente mal-intencionado. Esse tipo de ataque é baseado em confiança, pois os cibercriminosos se passa por colegas, supervisores ou figuras de autoridade.  

Estas são só algumas das várias técnicas e métodos de ataque por e-mail, mas felizmente, existem várias boas práticas que as empresas podem adotar ao usar o e-mail. Vamos descobri-las agora:  

Como usar o e-mail com segurança? 

Em primeiro lugar, treine seus funcionários e pense bem antes de abrir links ou anexos. Educar a si mesmo e os colaboradores sobre práticas seguras de e-mail é um ponto crucial para as empresas, já que todo e-mail depende de um usuário para realizar ações.  

Em segundo lugar, use uma proteção antimalware com atualização automática. Como um e-mail pode conter malwares, o antimalware se torna essencial para bloqueio desses agentes. 

Outro método que você também deve adotar é manter o navegador atualizado, pois ele verifica falsificações caso haja redirecionamento para um link nocivo. Utilizar soluções de e-mail corporativo também é uma boa prática, com esse método você será capaz de segurança robusta e vários outros benéficos de acesso.  

Para saber mais sobre como obter essas soluções, converse com um especialista. A Box Tecnologia é autoridade quando se trata de segurança cibernética. Fale com um consultor e lembre-se um ataque de e-mail pode ocorrer a qualquer momento, não seja uma vítima, proteja-se!  

Compartilhe este artigo: