Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Blog

Backup

Backup: qual é momento certo para reforçar a segurança? 

9 de janeiro de 2024

Com toda a certeza, muitas empresas estabelecem novos objetivos e metas no início de um novo ano. E esse é o momento ideal para reforçar as práticas de segurança de dados nas empresas, e uma área que merece atenção urgente para essa revisão é o sistema de backup. 

A princípio, começar o ano com a revisão das práticas de backup é uma ação essencial para garantir a integridade e a disponibilidade dos dados, além de estabelecer ajustes e configurações cruciais para a segurança de dados críticos ao longo do ano. 

Então, é fundamental fazer uma avaliação do sistema de backup, revisar as políticas de retenção, testar as recuperações de backups e atualizar o sistema.   

Qual backup é o mais confiável?  

A segurança de um backup depende de vários fatores, e não há um backup único que se aplique a todas as situações, mas felizmente, existem soluções ajustáveis a realidade das empresas.  

Inegavelmente, o Backup em nuvem é uma delas, que oferece conveniência e acessibilidade, além de utilização de criptografia robusta que assegura os dados durante a transmissão e armazenamento. Entre outros fatores, o backup em nuvem é um dos mais indicados em confiabilidade e segurança.  

Além disso, é possível optar por boas práticas dentro da organização, como a realização de backups regulares e automatizados. Controle de acesso, autenticação e redundância também fazem parte de boas práticas para um backup confiável.  

Por que devo tomar essas ações?  

Garantir a integridade e a disponibilidade dos seus dados é essencial para a continuidade dos negócios e proteção contra possíveis perdas. Por isso, tomar essas ações é crucial para enfrentar as ameaças constantes ao longo do ano. 

Contudo, essa é uma abordagem em camadas, então será necessário a combinação de outros recursos como a recuperação de desastres, cibersegurança e boas práticas dentro da empresa. 

Veja também: 4 motivos cruciais para investir em recuperação de desastres e proteger o seu negócio 

Como posso antecipar medidas para desafios que surgirem?  

Antecipar-se aos desafios é possível por meio de um planejamento estratégico, que envolve a preparação cuidadosa para situações que podem surgir no futuro.

Veja 5 passos práticos para implementar essa estratégia e antecipar-se com desafios: 

  1. Identificação de Tendências: Esteja atento às tendências do setor, mudanças no mercado e outros fatores externos que possam impactar seu negócio. Análise dados históricos e esteja ciente das projeções futuras. 
  1. Cenários de Risco: Crie possíveis cenários de risco, considerando eventos imprevistos, mudanças regulatórias, crises econômicas, entre outros. Desenvolva planos de contingência para mitigar esses riscos. 
  1. Comunicação Interna: Mantenha uma comunicação aberta e eficaz dentro da equipe. Certifique-se de que todos compreendam os planos estratégicos, estejam cientes de suas responsabilidades e saibam como agir diante de desafios específicos. 
  1. Adaptação Contínua: Esteja preparado para ajustar o plano estratégico à medida que a situação evolui. A flexibilidade é crucial para lidar com desafios em constante mudança. 
  1. Utilização de Tecnologia: Faça uso de tecnologias que possam apoiar o planejamento estratégico. Como as ferramentas indicadas anteriormente: backup em nuvem, Cibersegurança e recuperação de desastres.  

Ao fortalecer as práticas de backup, entender qual o melhor backup para a sua empresa e como antecipar-se para desafios, tornará a empresa mais preparada para a continuidade operacional em 2024. Este é um investimento fundamental para a segurança e sucesso a longo prazo da sua organização. 

Para saber mais sobre as soluções indicadas ou adotá-las a sua realidade, entre em contato com a Box Tecnologia e faça uma avaliação para a sua empresa. 

Compartilhe este artigo: