Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Blog

Servidor em nuvem

On-premises: Por que algumas empresas preferem Data Center?

5 de setembro de 2023

Imagem de vecstock no Freepik

Nos últimos anos, testemunhamos uma grande evolução tecnológica com a adoção em larga escala de soluções em cloud nas organizações.

No entanto, uma pesquisa feita pela IDC Brasil, apontou que muitas empresas brasileiras ainda preferem os Data Centers dentro de casa e já abandonaram o Cloud para retornarem ao on-premises.  

Neste artigo, descobriremos as razões por trás desse movimento de retorno e quais os desafios que essas empresas enfrentam sem as soluções em nuvem. 

As principais causas de retorno ao On-premise

A maioria das empresas que optaram por esse retorno, são as de atividade de manufatura, geralmente localizadas em regiões afastadas dos grandes centros, onde a latência de internet é maior.

Segundo o levantamento feito pela IDC, 39% dos entrevistados alegaram que a interferência na internet é o principal fator para retornarem ao on-premise. Isso porque, mesmo que haja interrupção na internet, ainda será possível ter acesso e continuar as atividades offline.  

Outra queixa apontada pelos entrevistados é com a gestão de múltiplas nuvens, que acaba se tornando algo muito complexo, devido à variedade de tecnologias, serviços e interfaces envolvidas.  

Além disso, outros fatores influenciam esse cenário, como o maior esforço de gerenciamento da nuvem por parte dos profissionais de TI e ainda o acesso com credenciais apenas a pessoas autorizadas.  

Desafios sem um sistema em Cloud

Devido aos fatores apresentados na pesquisa da IDC Brasil, é natural que essas empresas optem pelo on premise.

No entanto, elas ainda enfrentam vários desafios e limitações no que diz respeito à gestão de seus negócios de maneira mais eficiente e moderna. 

Isso porque, sem um sistema em cloud, é difícil ter acesso às informações importantes da empresa de forma remota. Ainda mais atualmente, que estar bem-informado a qualquer momento e em qualquer lugar é um fator competitivo crucial para as empresas.  

Outro ponto que aumenta o desafio ainda mais é a dificuldade para expandir os seus negócios com a escalabilidade limitada que os sistemas locais permitem.  

Além disso, por mais que o on-premise seja projetado para ser seguro e confiável, o investimento em infraestrutura acaba se tornando caro demais, devido à manutenção, custos de hardware, energia, resfriamento e espaço físico que o Data Center necessita.

Por mais que voltar aos Data Centers dentro de casa possa ser uma opção atrativa, é necessário uma a análise mais estratégica.

Empresas de diversos setores estão buscando a necessidade de equilibrar a inovação tecnológica com a confiabilidade e a segurança. Uma abordagem híbrida, combinando soluções de nuvem e on-premise, permite escolher o melhor dos dois mundos, conforme as necessidades exclusivas de cada organização.

Por isso, comece a pensar no futuro da sua empresa, entre em contato com a Box Tecnologia e entenda como combinar o Cloud e o On-premise para o sucesso do seu negócio.

Compartilhe este artigo: