
A adoção do armazenamento em nuvem tornou-se fundamental para otimizar o desempenho e os resultados operacionais das empresas. Afinal, esse tipo de solução iniciou a ideia de deslocalização de recursos, ou seja, controlar os dispositivos sem estar presente no local.
Porém, existem três principais modelos de armazenamento em nuvem e cada um deles apresenta características únicas que impactam diretamente a segurança, flexibilidade e custos para as empresas. Neste artigo, vamos abordar cada um deles e quais resultados dispõem para uma escolha estratégica inteligente.
Tipos de Armazenamento em Nuvem: visão detalhada
Antes de tudo, é preciso entender que a utilização do armazenamento em nuvem é fundamental para diversas empresas, independente do setor e segmento. Possuindo ampla margem de superioridade quando comparadas com a estrutura local.
E existem vários tipos de nuvem, (IssS), (SaaS) e (PaaS) são algumas delas. Porém, 3 modelos são considerados tradicionais:
- Nuvem pública: esse é um modelo de implantação de nuvem construído para atender diversas empresas, ou seja, atende várias organizações e até o público em geral. Como por exemplo o Google Divre, que atende diversas empresas e usuários.
- Nuvem Privada: Já esse é um modelo configurado para uma única empresa, assim, a infraestrutura vai atender somente as demandas especificas da organização, instituição ou do usuário.
- Nuvem Híbrida: nesse tipo de modelo, existe a necessidade de juntar um pouco da nuvem pública e privada. É possível aproveitar os recursos de ambas as nuvem.
Embora esses modelos sejam os mais tradicionais, também existe outros conceitos de nuvem, como a Nuvem Comunitária, que é implementada por organizações que possuírem interesses em comum. E o Colocation, que se refere á prática de alojar servidores, storanges privados e outros equipamentos de rede em um data center terceirizado.
Aplicações e vantagens de cada tipo de armazenamento em nuvem
Agora que você já consegue identificar os modelos de nuvem existentes, podemos examinar suas aplicações especificas e vantagens destintas.
Nuvem Pública:
O armazenamento em nuvem pública é um modelo padrão de computação em nuvem. Os provedores geralmente possuem uma estrutura de custos direcionada para investimentos e despesas necessárias a entrega do ambiente. Reconhecida como pagamento conforme uso.
Assim, as empresas conseguem alta segurança física e lógica, com economia de custos, transferindo despesas de TI do CAPEX para o OPEX e flexibilidade operacional, adaptando-se a sazonalidades e ciclos empresariais.
Nuvem privada:
Ao contrário da nuvem pública, o armazenamento em nuvem privada é configurado dentro da própria infraestrutura da empresa ou em um data center profissional. Com base na mesma tecnologia da nuvem publica, como virtualização e cluster de servidores físicos.
Porém, a nuvem privada, oferece um ambiente exclusivamente dedicado, que permanece inteiramente privado. Geralmente é indicado para empresas com poucas filiais que priorizam as comunicações internas, que desejam manter controle total sobre seus dados e estão dispostas a investir em equipamentos e manutenção.
Nuvem híbrida:
Igualmente, o armazenamento em nuvem híbrida representa a fusão estratégica entre ambientes privados e públicos. Essa infraestrutura permite hospedar sistemas conforme as necessidades de disponibilidade e segurança. E é conjuntamente mantida por fornecedores internos e externos.
Embora seja considerada uma solução versátil, garantindo mais escalabilidade e flexibilidade para os negócios, ainda assim, desafia a complexidade de gerenciar ambientes distintos, tanto operacional quanto financeiramente. Esse modelo é geralmente mais eficaz para empresas que possuem necessidades diversificadas, como indústrias, saúde e finanças.
Selecione o armazenamento em nuvem ideal
Com o fim de determinar o modelo de nuvem ideal para a demanda do seu negócio, é preciso analisar cuidadosamente os objetivos e orçamentos que a empresa possui.
Muitas organizações adotam abordagens híbridas para combinar os benefícios de diferentes modelos de nuvem, atendendo de maneira eficaz às exigências operacionais e de segurança.
Atualmente a nuvem pública destaca-se como a opção mais econômica, garantindo segurança, flexibilidade e controle de gastos.
O modelo da Box Tecnologia oferece uma infraestrutura robusta e certificada para suportar as necessidades operacionais na nuvem. Para saber mais, entre em contato conosco e receba um estudo técnico e financeiro personalizado, proporcionando uma visão mais detalhada sobre como otimizar seu armazenamento em nuvem.