
A recuperação de desastres (Disaster Recovery) é uma solução robusta que oferece a capacidade de uma empresa restaurar o acesso e as funcionalidades da infraestrutura de TI após um evento de desastre ocorrer, ou seja, após um incidente causado por falha humana ou natural.
O Disaster Recovery é considerado um subconjunto para a continuidade dos negócios, com eixo explícito em garantir que os sistemas de TI estejam operando o mais rápido possível após qualquer desastre.
Afinal, desastres que interrompem os serviços e provocam a perda de dados, podem ocorrer a qualquer momento e sem aviso. Seja por falha de equipamentos, ataques cibernéticos, roubo de máquinas ou desastres naturais como incêndio ou tempestades.
Atualmente, ter a solução de recuperação de desastres é fundamental para qualquer empresa, em especial as que operam no nível parcial ou completo na nuvem.
As organizações que tem a solução Disaster Recovery conseguem realizar ambientes de teste isolados, minimizar o impacto das interrupções e retornar as atividades principais rapidamente independentemente do desastre.
O que é considerado um desastre?
Um desastre pode ser qualquer evento que cause interrupção significativa ou dano às operações de uma empresa. Veja alguns exemplos:
- Desastres Naturais: Incluem terremotos, furacões, tornados, inundações, tempestades, incêndios, tsunamis e eventos climáticos extremos.
- Falhas de infraestrutura: Isso pode incluir falhas de energia elétrica, falhas de hardware, panes em sistemas de refrigeração, problemas de rede, entre outras.
- Ataques Cibernéticos: Isso envolve malware, ransomware, hacking, violações de dados, ataques DDos, entre outros eventos que comprometam a segurança dos sistemas de TI.
- Erros Humanos: Podem ocorrer erros operacionais, como exclusão acidental de dados importantes, configurações incorretas de sistemas, falhas de processos, entre outros.
Por que a recuperação de desastres é importante para meu negócio?
Uma das principais razões pelas quais a recuperação de desastres é crucial para as organizações é sua capacidade de garantir a continuidade dos negócios.
Afinal, você já parou para pensar no que você faria se um incidente ou falha causasse a perda, ou parada total dos servidores da sua empresa?
Isso poderia resultar em consequências devastadoras, como perda de dados, tempo de inatividade, impacto na reputação da empresa, violações de conformidade, além de uma recuperação custosa e demorada.
Além da continuidade operacional, muitas regulamentações exigem que as organizações tenham planos de recuperação de desastres para proteger seus dados. Não apenas para evitar penalidades financeiras e legais, mas também para demonstrar o compromisso da organização com a segurança e a proteção dos dados dos seus clientes.
A recuperação de desastres é mais do que apenas uma medida de precaução, é uma estratégia essencial para garantir a resiliência empresarial em um mundo em constante mudança e sujeito a uma variedade de ameaças.
Todas as empresas precisam se recuperar rapidamente de qualquer evento que interrompa as suas operações diárias, independente do tamanho ou setor.
Veja também: 4 motivos cruciais para investir em recuperação de desastres e proteger o seu negócio
Como a recuperação de desastres funciona?
A recuperação de desastres funciona como um plano estratégico para garantir a continuidade das operações e a recuperação rápida após a ocorrência de um evento catastrófico.
Geralmente as organizações adotam três itens-chave para um Disaster Recovery eficaz:
- Prevenção
- Detecção
- Correção
A prevenção envolve a implementação de medidas proativas para evitar que desastres ocorram. Isso inclui ações como o fortalecimento da segurança cibernética, a implementação de práticas de gestão de riscos e a manutenção regular de equipamentos e infraestrutura.
Já a detecção refere-se à capacidade de identificar rapidamente a ocorrência de um desastre. Isso pode envolver o uso de sistemas de monitoramento, alerta automáticos e análise de dados em tempo real.
Por fim, a correção envolve a resposta imediata e eficaz a um desastre ou evento adverso, visando minimizar seus efeitos e restaurar as operações normais o mais rápido possível.
Geralmente a implementação de planos de Disaster Recovery inclui a restauração de backups de dados, a realocação de recursos e pessoal e replica cargas de trabalho para locais secundários ou vários locais de recuperação.
Quais as melhores estratégias para a recuperação de desastres?
Uma dessas estratégias amplamente empregadas é a prática de realizar backups de dados críticos. Essa medida, simples em sua essência, envolve a salvaguarda das informações fundamentais da empresa em locais externos, como a nuvem ou dispositivos removíveis. Na Box Tecnologia, por exemplo, ao fazer Backup Box, as empresas garantem uma infraestrutura robusta e escalável, capaz de proteger diversos tipos de dados.
Além disso, outra estratégia vital é a adoção de medidas de recuperação no próprio datacenter. Diante de certos desastres naturais, dispor do equipamento adequado pode ser determinante para a proteção do centro de dados e a rápida retomada das operações. Igualmente, os datacenteres da Box estão localizados no Brasil, garantindo armazenamento Multi Cloud e Tier –III de última geração.
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