Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Blog

Cyber segurança

Como se proteger contra-ataques DDoS?

16 de abril de 2024

Os ataques DDoS vem se tornando uma grande ameaça para qualquer site ou serviço online. E esses tipos de ataques geram uma grande sobrecarga nos servidores, o que pode interromper serviços e causar danos significativos à reputação e à operação do negócio.  

Felizmente, existem medidas que os proprietários de sites e administradores de rede podem implementar para mitigar esses ataques e proteger suas infraestruturas. 

Mas para saber como se proteger contra-ataques DDoS, primeiro temos que entender melhor o que eles são e como funcionam. 

O que é um ataque DDoS? 

Um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS) é uma tentativa maliciosa de interromper o tráfego regular de um servidor, serviço ou rede, incluindo o alvo ou a área ao seu redor com tráfego da internet. 

Embora os ataques DDoS tenham diminuído 35% de um ano para o outro, ainda assim, aumentaram 15% de um trimestre para outro. E nos últimos meses, os ataques se tornaram altamente imprevisíveis e complexos.  

Quando a vítima usa vários sistemas de computador comprometidos, como fontes de tráfego de ataques, acabam tornando os DDoS muito eficazes. Isso porque, as máquinas podem explorar computadores e outros recursos em rede, como dispositivos IoT.  

Mas como funciona os ataques DDoS? 

Eventualmente, um ataque DDoS assemelha-se a um congestionamento inesperado que bloqueia a estrada e impede o tráfego normal de chegar ao seu destino.  

Mas, ao contrário de um congestionamento comum, esse é um evento planejado e malicioso, projetado para paralisar um site ou serviço online.  

Geralmente, esse ataque utiliza botnets, que são redes de computadores conectados. E essas máquinas conectadas podem ser infectados por malware ou controlados remotamente. 

Ao direcionar essas botnets para um alvo específico, como um site, os hackers podem inundar o servidor com uma quantidade massiva de tráfego de dados. Todas essas máquinas tentarão acessar o site simultaneamente, sobrecarregando o servidor e deixando-o offline. 

Assim, os agentes mal-intencionados, usarão um malware ou qualquer vulnerabilidade não corrigida que o servidor apresente para obter o acesso. Eles conseguem fazer isso por meio do software de Comando e Controle (C2). 

Neste caso, o ataque permite que os agentes reúnam rapidamente muitos computadores, que será usado para diversas formas e objetivos diferentes.  

Sendo assim, a proteção DDoS é crucial para as empresas, pois caso seja bem-sucedida, o ataque DDoS pode danificar tragicamente a marca e provavelmente a situação financeira.  

Como me proteger contra-ataques DDoS?  

Agora que entendemos como ocorrem os ataques DDoS e os danos que podem causar, vamos explorar algumas estratégias para proteger seu site contra essas ameaças. 

Embora, esses ataques sejam difíceis de impedir porque podem vir de muitos lugares e envolver excesso de tráfego, felizmente as estratégias existentes ainda são boas práticas.  

Um exemplo, é primeiro entender qual é o tráfego normal do seu site, para isso será preciso haver um monitoramento de tráfego, que pode ser feito por ferramentas de identificação de tráfego. Assim você irá reconhecer rapidamente qualquer desvio significativo que possa indicar um ataque. 

Mais estratégias relevantes:

Outro especto relevante, é aplicar redundância na infra da empresa, isso vai garantir que mesmo que um dos servidores fique sobrecarregado, você ainda poderá desviar o tráfego para os outros servidores.   

Também é super aconselhável aplicar mitigação de DDoS por provedores em nuvem, aliás, utilizar serviços em nuvem escaláveis, proporciona lidar com picos inesperados de tráfego e também distribuir o tráfego de entrada para vários Data Centers.  

Mas também, existem outras boas práticas para a proteção correta da sua infraestrutura contra DDoS, vamos listá-las agora:  

Balanceamento de carga O tráfego de rede deve ser continuamente monitorado e analisado em busca de sinais de ataque DDoS. 
FirewallsUse firewalls de software e hardware para proteger sua rede contra tráfego potencialmente prejudicial. 
Análise de Tráfego O tráfego de rede deve ser monitorado e analisado continuamente em busca de sinais de ataque DDoS. 
Sistemas de Detecção de Intrusão (IDS) Empregue IDS para identificar padrões de tráfego que não são típicos e depois sinalizá-los para estudo mais aprofundado. 
Proteção DDoS baseada em nuvem Distribua o tráfego de entrada da rede ou aplicativo por vários servidores. 
Filtragem ao nível de aplicativo Certos provedores fornecem filtragem ao nível de aplicativo, restringindo o tráfego do seu servidor a solicitações legítimas. 
Firewall de aplicativo da Web (WAF) Empregue um WAF para filtrar tráfego potencialmente prejudicial na Internet. 
Lista negra de IP malicioso conhecido Embora isso possa ser como interromper ataques que tentam contornar repetidamente, acrescenta outra camada de defesa. 

A melhor prática para a proteção DDoS 

Todas as estratégias citas anteriormente são boas práticas, mas o fator humano é o mais importante. Por isso, certifique-se de que sua equipe esteja devidamente treinada para reconhecer ataques DDoS. Isso inclui a capacidade de identificar padrões de tráfego suspeitos, implementar contramedidas e manter principalmente a calma durante uma crise. 

Lembrando que, ações precipitadas e desesperadas podem agravar ainda mais situações de ataques DDoS, por isso, em momentos de crise, agir com calma e inteligência são as melhores estratégias para mitigar e superar os desastres.  

Proteger o seu negócio contra-ataque DDoS requer uma abordagem multifacetada e contínua. Ao implementar essas estratégias e melhores práticas, você estará mais preparado para enfrentar os desafios apresentados por esses ataques e garantir a disponibilidade contínua dos seus serviços online. 

A Box Tecnologia oferece serviços de proteção de ataques DDoS, com firewalls de software e hardware para proteger sua rede contra tráfegos potencialmente prejudiciais. Entre em contato com um de nossos especialistas e comece hoje mesmo a proteção da sua empresa.  

Compartilhe este artigo: